Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Assistência Social mantém serviços em horário especial e implanta acolhimento emocional por telefone

 
 
Assistência Social mantém serviços em horário especial e implanta acolhimento emocional por telefone
Assistência Social mantém serviços em horário especial e implanta acolhimento emocional por telefone

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Assistência Social, inova ao implantar o acolhimento emocional por telefone 3846-7730. O serviço é voltado para os usuários da rede municipal, sobretudo, os idosos que estão em quarentena em casa por conta do Coronavírus (COVID-19). 

 

Do outro lado da linha, psicólogos e assistentes sociais do município estarão aptos a ouvir e aconselhar as pessoas com sintomas de pânico e ansiedade que não esteja se sentindo apta a lidar com os problemas sozinhos. O acolhimento emocional funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O fluxo foi montado pelo o psiquiatra da rede municipal, Caio Neds.

 

“É o momento de todos ficarem em casa, em isolamento social, para conter o avanço de casos do Coronavírus. No entanto, nem todos estão conseguindo lidar com as incertezas, medos e angústias. Daí a importância de criar um canal aberto para acolher estas pessoas, sobretudo, os idosos”, explica a secretária da pasta, Letícia Godinho. “O excesso de notícias e também de fakenews aumentam esta ansiedade, por isso, é importante manter uma rotina saudável, fazer atividades extras, manter contato com outros mesmo que por telefone”, orienta.

 

ENTREGA DE ALIMENTOS PARA QUEM PRECISA

Banco de Alimentos distribui cestas semanais para famílias carentes.

Outra iniciativa da Prefeitura de Fabriciano é o serviço de delivery (entrega a domicílio) de cestas com alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar assistidos pelo município. Os itens são arrecadados, higienizados e distribuídos pelo Banco de Alimentos, mantido pela Prefeitura, e entregues semanalmente para cerca de 200 famílias e 14 entidades cadastradas no equipamento.

 

O serviço funcionará desta forma enquanto durar o período de quarentena por causa do Coronavírus. A Prefeitura também já estuda a ampliação do acesso e inclusão de novas famílias ao serviço.

 

O Banco de Alimentos continua a cadastrar estabelecimentos comerciais  dispostos a doar frutas, verduras e legumes in natura sem valor comercial, mas próprias para o consumo. O equipamento também recebe doações de alimentos não perecíveis (cestas básicas) de pessoas físicas interessadas em ajudar as famílias mais necessitadas neste momento. O Banco de Alimentos está situado na Rua Açaí, nº 250, bairro Floresta. Mais informações: 3846-7738.

 

 

ATENDIMENTO EM HORÁRIO ESPECIAL

A partir desta segunda-feira, 30/3, os demais serviços da Assistência Social foram reabertos, mas com horário de atendimento reduzido, das 8h às 14h. Porém as visitas domiciliares continuam suspensas, salvo em alguma emergência e urgência, como casos de violência, crianças, adolescentes e idosos em situação de risco social o atendimento é assegurado.

 

SERVIÇOS

Conselho Tutelar | Telefone: 9.8973-4146

Regime de plantão (24 horas)

 

Centro Pop | Segunda a sexta-feira: 8h às 17h

Rubem Siqueira Maia, 125, Centro.

 

Bolsa Família | Telefone: 3842-8749

Dúvidas, bloqueio e suspensão de benefícios, descumprimento de condicionalidade.