Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Municípios do Vale do Aço debatem implementação do Currículo Referência

 Municípios do Vale do Aço debatem implementação do Currículo Referência

Municípios do Vale do Aço debatem implementação do Currículo Referência

Reunidos no auditório do Centro Administrativo Mariano Roque Pires, da Prefeitura de Coronel Fabriciano, representantes das Secretarias Municipais de Educação e Superintendência Regional de Ensino das cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, organizaram e discutiram na última terça-feira, 11, a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais nas escolas da região. Esta foi a primeira formação de multiplicadores visando a implantação do CRMG.

 

O novo currículo traz mudanças importantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental o 1º ao 9º ano, tendo como origem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O currículo já está sendo implementado e precisa da ação efetiva dos municípios por meio de multiplicadores, que estão passando por capacitações específicas para que possam colocar em prática as novas orientações.

 

O Secretário de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, Professor Carlos Alberto Serra Negra, ressalta as vantagens do currículo. “É um documento que trata dos conhecimentos, atitudes e habilidades específicas. Ele foi uma construção coletiva dos municípios numa atuação conjunta entre Secretaria Estadual de Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. É bem melhor com ele. Imagina se cada rede municipal fizesse o seu?”, indagou.

 

O documento foi amplamente discutido com educadores e especialistas da área de educação. A primeira mudança é o fato de o currículo valorizar as habilidades próprias e os anos de escolaridade, levando em conta o que o estudante aprendeu durante o ano.

 

Outra mudança é a inclusão da Arte como componente fixo em todos os anos de escolaridade. Antes, a escola determinava em qual ano ofereceria o componente.