Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Dia da Árvore será marcado por distribuição de mudas e audiência pública sobre Plano de Manejo da APA da Biquinha

 
Dia da Árvore será marcado por distribuição de mudas e audiência pública sobre Plano de Manejo da APA da Biquinha
Dia da Árvore será marcado por distribuição de mudas e audiência pública sobre Plano de Manejo da APA da Biquinha

A Prefeitura de Coronel Fabriciano continua focada no crescimento da cidade, mas também comprometida com a sustentabilidade e o meio ambiente. E para marcar o Dia da Árvore e a chegada da Primavera, a administração e parceiros promovem uma série de atividades visando à conscientização da população para a importância do verde no meio urbano.

 

As primeiras ações serão neste sábado, 21, com blitz verde na Avenida Tancredo Neves (próximo ao Unileste) e na área da Feira do Amaro Lanari, com distribuição de mudas e sementes de crotalária. No domingo, 22, haverá plantio de flores na Praça da Bíblia, no Melo Viana e no trevo do Amaro Lanari. A programação segue com audiência pública sobre o Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) da Biquinha e plantio de mudas na área verde do Santa Rita.

 

A coordenadora de Licenciamento Ambiental, Jamila Azevedo, destaca a importância do envolvimento da população sobre a conservação do verde. “Infelizmente, assistimos ao crescimento significativo de queimadas, o que é muito preocupante. A vegetação, em especial as árvores são essenciais para melhorar a qualidade e umidade do ar, reduzir a poluição, evitar a erosão do solo, além de servir de moradia e fonte de alimento para várias espécies animais. E aqui na nossa região, com clima quente e seco, a ampliação e conservação dos espaços verdes se fazem ainda mais necessários”, reforça.

 

Em Fabriciano, as ações são realizadas pelas Secretarias de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos com o apoio da Associação de Desenvolvimento Ambiental e Sociocultural do Bairro Amaro Lanari (ADAS) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema).

 

APA DA BIQUINHA

A população também é convidada a participar das discussões do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha. A audiência pública será nesta quinta-feira, 26, às 19h, na Comunidade Católica Bom Pastor, no bairro Giovannini, e a aberta a toda comunidade, ONGs, vizinhos e frequentadores da unidade de conservação. O Plano de Manejo é um documento técnico para definir ações necessárias para a gestão e uso sustentável da APA e áreas do seu entorno para os próximos anos. 

 

Além de mapear toda a biodiversidade, o plano de manejo também é um instrumento para o município buscar investimento para ações socioambientais para o município e, em especial a APA. Além da audiência pública, a elaboração do plano de manejo da APA da Biquinha prevê oficinas, palestras e diversas atividades, todas com a participação popular. 

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado | 21 de Setembro

9h30: Blitz Verde na Av. Tancredo Neves (próximo ao Unileste)

8h às 9h: Distribuição de sementes e mudas de Crotalária na área da Feira, do Amaro Lanari.

 

Domingo | 22 de Setembro

8h às 9h: Plantio de Crotalária na Praça da Bíblia, no Melo Viana.

9h às 11h: Plantio de Crotalária no Trevo do Amaro Lanari.

 

Quinta-feira | 26 de Setembro

19h: Audiência pública sobre o Plano de Manejo da APA da Biquinha.

Rua Paquetá, 925, Giovanini (Comunidade Católica Bom Pastor).

 

Sábado | 28 de Setembro

9h: Plantio de mudas (Área Verde), no bairro Santa Rita.