Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Fabriciano realiza doações de móveis, kits escolares e livros para o Presídio Regional

Fabriciano realiza doações de móveis, kits escolares e livros para o Presídio Regional
Fabriciano realiza doações de móveis, kits escolares e livros para o Presídio Regional

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, realizou nessa quinta – feira, 25, uma doação de móveis, Kits escolares e livros didáticos para o Presídio Regional do município. O objetivo é garantir que os detentos tenham a oportunidade de se reintegrar socialmente através de nivelamento dos estudos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Na ocasião, foram doados 50 kits escolares com mochila, cadernos, agenda escolar, bolsinhas, squeeze (garrafa de água), lápis, régua, borracha, entre outros de saldo de estoque; 23 conjuntos de carteiras e cadeiras escolares; cerca de 400 livros da coleção “Viver e Aprender” do 1° e 2° segmento; quadro Branco com pincéis apropriados; livros de alfabetização e matemática.

 

Para dar início aos estudos na unidade prisional o interesse deve partir dos detentos, devendo apresentar para efetuar a matrícula RG, CPF e histórico escolar. Aqueles que não apresentam histórico escolar passam por um nivelamento. Os estudantes além do conhecimento adquirido, ganham redução de pena. As aulas serão ministradas pela rede estadual de ensino.

 

“A Educação Brasileira trabalha num regime colaborativo entre federal, estadual e municipal. Ficamos satisfeitos em poder atender o sistema prisional e contribuir para levarmos a educação a todos em qualquer condição”, afirma o Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra. 

 

Conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988 - Art.205, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família; ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 

Dessa forma, a Secretaria de Governança Educacional entende que a Educação Prisional é uma demanda social, a qual a administração pública municipal é também responsável por fornecer uma oportunidade de reintegração do recluso à sociedade, depois do cumprimento de sua pena.

 

O Diretor Geral do Presídio, João Batista Ferreira, explica que o papel do Sistema Prisional é Custodiar e Ressocializar, preparando o indivíduo para reintegrar à sociedade. “Durante a implantação do Projeto Remissão pela Leitura, identificamos que alguns internos sequer sabiam ler e diante disso buscamos meios para alfabetizar esses internos e proporcionar condições para o Ensino Médio através da EJA. O Município tem colaborado não só com a doação das carteiras e materiais, mas também com a doação de livros didáticos para que eles possam se preparar para fazer a prova no final do ano”, conclui.