Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Fabriciano reforça situação de emergência e suspende serviços e comércios para conter avanço do Coronavírus

 
 
Fabriciano reforça situação de emergência e suspende serviços e comércios para conter avanço do Coronavírus
Fabriciano reforça situação de emergência e suspende serviços e comércios para conter avanço do Coronavírus

A Prefeitura de Fabriciano adotou medidas complementares ao decreto que declarou Situação de Emergência (Decreto Municipal 7.186/2020) para conter o crescimento de casos do Coronavírus – Covid-19. O documento amplia as restrições de funcionamento de serviços e comércios, tais como: Lojas, bares, academias restaurantes e lanchonetes. Estes estabelecimento não poderão ter atendimento presencial. Templos religiosos, casas noturnas e outros devem paralisar suas atividades pelo menos até o dia 7 de abri. Alvará de ambulantes também está suspenso.

 

O decreto entra em vigor a partir deste sábado, 21. Durante a “quarentena”, apenas serviços essenciais funcionarão: supermercados, farmácias, sacolões, mercados, padarias, fornecedores de hortifrútis, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e de alimentos de animais e Correios. Comércios que permanecerem abertos terão que restringir o número de pessoas no seu interior e manter a distância mínima de 2 metros, além de garantir segurança para os seus funcionários e clientes. Escritórios, indústrias e fábricas, bancos e casas lotéricas poderão funcionar em conformidade com normas da vigilância sanitária, em regime de escalas visando a não aglomeração de pessoas.

 

“É necessário adotar ações mais restritivas neste momento e o poder público está tomando todas as medidas para proteger a população. Mas é fundamental que as pessoas entendam que o isolamento social é importante para evitar a circulação do Coronavírus – COVID-19. Portanto, fique em casa, evitem aglomerações e sigam as recomendações dos órgãos de saúde”, reforça o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

 

Em caso de descumprimento do decreto o empreendimento pode ter cassado o alvará de funcionamento, ser multado, sem prejuízo das sanções cíveis e penais.  As ações foram definidas durante a reunião do comitê de crise de Fabriciano e com os diversos setores e empresários, como proprietários de academias, Acicel-CDL, Sindcomércio dentre outros. O período de quarentena pode ser ampliado ou suspenso conforme a evolução dos casos na cidade.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Decreto foi anunciado na noite desta sexta-feira, 20/3, e reforça ações de segurança na cidade

Em Fabriciano, algumas ações já foram tomadas para evitar a proliferação do coronavírus. Todas as atividades letivas estão suspensas até o dia 7, incluindo as da rede particular e creches. Eventos públicos e privados ficam proibidos.  Banco de Alimentos, Biblioteca, Museu Municipal estão com atendimentos suspensos por tempo indeterminado.

Foi determinado o fechamento do terminal rodoviário do Município, com proibição da circulação de ônibus interestaduais e intermunicipais; intensificação da higiene de veículos de transporte público, táxis e ônibus coletivos. Os ônibus também só poderão circular com até 50% da sua capacidade, sendo proibido ônibus com ar condicionado.

 

Serviços de limpeza urbana, como coleta de lixo domiciliar, varrição e capina serão mantidos com restrições. O atendimento nas repartições públicas está mantido, mas com funcionários trabalhando em regime de escala.

 

SERVIÇOS DE SAÚDE REFORÇADOS

Esta semana, a Prefeitura também iniciou a contratação emergencial de profissionais da saúde para reforçar as ações de combate ao Coronavírius. Estes profissionais farão visitas domiciliares aos idosos para avaliar o estado de saúde geral, orientar sobre a prevenção e vacinar contra a gripe. Com isso, o município evita que os idosos usem o transporte coletivo e peguem aglomerações nas unidades de saúde.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde, os medicamentos de uso continuos para pacientes crônicos serão dispensados para 60 dias. Também haverá um intervalo maior de tempo entre agendamentos de consultas de pré-natal e exames preventivos. “As unidades estarão em funcionamento. Mas pedimos que as pessoas procurem o serviço apenas em situações de extrema necessidade, evitando a superlotação dos serviços. Dúvidas, orientações sobre agendamentos serão esclarecidas por telefone”,

 

A Prefeitura mantém o Tele Orientação - EuSaúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263.  O atendimento de casos suspeitos da doença será realizado no Centro de Referência de Enfrentamento ao Coronavírus, na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 22h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

 

CASOS SUSPEITOS

Até o momento, o Fabriciano segue com 1 caso confirmado e 46 suspeitos. Os pacientes são monitorados pela Secretaria de Saúde e mantidos em isolamento domiciliar. “Frisamos que por mais que nos esforcemos, sem o apoio da sociedade na observância das recomendações, tudo será em vão. Calma, responsabilidade social e amor ao próximo são fundamentais neste momento”, conclui o prefeito Dr. Marcos Vinicius.