Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

INOVAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR EM

CORONEL FABRICIANO

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio das Secretarias de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Política, criou um grupo de apoio para atender e orientar os agricultores da região do Cocais sobre como participarem do ‘chamamento público’ de compra de alguns alimentos que vão abastecer as escolas municipais.

 

Nesta última sexta, 10, a equipe técnica se reuniu no Cocais com os agricultores para explicar os passos do processo de chamamento, a documentação necessária e, para agilizar, já fizeram o cadastro dos agricultores que estavam com a documentação em dia. “É uma inovação. A Prefeitura foi até os produtores para ensinar e resolver tudo ali. Levamos um especialista da Emater para orientar a atividade agrícola e técnicos em cadastramento, transporte e comercialização. Com esse respaldo, o povo do Cocais terá tudo o que precisa para participar do sistema de compras do município”, afirmou o prefeito Dr. Marcos Vinícius.

 

Na próxima quinta-feira (16), começará a compra dos alimentos. A Prefeitura também vai fornecer o transporte desses produtos e organizar a coleta e a distribuição nas escolas. Entre os produtos ofertados estão ovos, abóbora, abobrinha, alface, beterraba, repolho, inhame, mandioca, couve entre outros. O vice-prefeito, José Gregório acompanhou a equipe e está otimista. “É um projeto que nós conseguimos atender dois seguimentos; fomentar a agricultura familiar e garantir uma alimentação saudável para nossas crianças com os produtos locais”, disse.

 

Como funciona

 

Os agricultores precisam estar aptos ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf). Inicialmente foram cadastrados 49 produtores rurais do Cocais (fornecedores participantes do grupo formal, informal e agricultor individual). O produtor e morador da Serra dos Cocais há 49 anos, Mário Otaviano de Almeida, faz planos para a família. “As pessoas estavam indo para a cidade por falta de oportunidade no campo, agora eu quero ficar aqui e dar qualidade de vida para a minha família” disse.

 

 

Site: http://www.fabriciano.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/inovacao-na-agricultura- familiar-em-fabriciano/49389