Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Jogos estudantis movimentam escolas da rede municipal em Coronel Fabriciano

 
Jogos estudantis movimentam escolas da rede municipal em Coronel Fabriciano

Já está rolando a primeira edição dos Jogos da Integração e Inclusão 2019 em Coronel Fabriciano. A competição reúne alunos do 1º ao 5º ano e jovens do 3º ao 9º ano com necessidades especiais nas provas de atletismo. Os jogos estão sendo realizados nas quadras das escolas municipais conforme programação feita pelo coordenador da educação física e do Programa Educar Mais da Secretaria de Governança de Educação, Fábio José Ferreira. Milhares de alunos estão envolvidos na competição entre escolas com a participação dos pais e parentes nas torcidas. As modalidades são Câmbio, Queimada, Arco ao Cone, Miss Ball e Corrida das Bolinhas.

 

Para facilitar a integração das escolas e o deslocamento, os alunos são transportados em ônibus até os locais das partidas. A primeira etapa foi dividida em regionais. Na Regional 1 estão as escolas municipais Vereador Nicanor Ataíde, Joaquim de Ávila Neto e Boa Vista. Os jogos serão na Escola Nicanor Ataíde.  A Regional 2 tem as escolas Raimunda Coura, Dom Lelis Lara, Maria da Penha Lima e Professor Paulo Freire e as partidas serão na Escola Raimunda Coura. A Regional 3 terá jogos na Escola Municipal Said Albeny, que receberá ainda as escolas Otávio Cupertino dos Reis e Conceição Ataide. Já a Regional 4 acontecerá no Núcleo Educacional Ivano Bessa com a participação das escolas Senador Zé Alencar, Maria das Graças Ferreira, Argeu Brandão e José Batista de Mendonça. As finais, marcadas para o dia 19 de novembro, serão realizadas na quadra da Escola Municipal senador Zé Alencar, no Bairro Sílvio Pereira ll. As provas de atletismo com participação de alunos com necessidades especiais, 1estão marcadas para o dia 14 de novembro na pista do Unileste. “Este é um momento especial para nossas crianças e o que buscamos é aproximar as escolas e integrar essas crianças da melhor maneira possível, que é por meio do esporte”, disse o Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra.

 

Segundo Serra Negra, o município tem desenvolvido um grande trabalho de inclusão das crianças com deficiência física e intelectual, preparando professores e monitores para o atendimento em sala de aula, mas é a primeira vez que se investe em atividades extra sala com caráter esportivo, o que deixou motivados especialmente os pais dos alunos especiais. Fábio José disse que surpreendeu com a participação dos alunos. “Nós tivemos uma grande procura pelas inscrições, o que facilitou a formação das equipes e acreditamos que no dia 14 teremos uma grande festa esportiva de integração e inclusão como jamais vista em Coronel Fabriciano”, concluiu. As provas de Atletismo vão acontecer das 07h30 às 10h30 no Unileste.