Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

FABRICIANO REALIZA PROJETO MÃOS NA TERRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS - 2017

 

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, juntamente com a EMATER e as Secretarias de Governança Educacional, Obras e Planejamento, implantam nas escolas da rede municipal o Projeto Mãos na Terra: Alimentação Escolar Sustentável, que consiste em implementar composteiras para produzir adubo orgânico, que será utilizado na horta da instituição. O objetivo é contribuir para a educação alimentar, promover a integração entre alunos e a escola e ensinar a relevância em cuidar da natureza.

 

Inicialmente, sete escolas participam do projeto: Maria da Conceição Ataíde, Vereador Nicanor Ataíde, Raimunda Coura De Barcellos, Boa Vista, Argeu Brandão, Senador Zé Alencar e Professor Paulo Freire. Os alunos do quinto ao nono ano, juntamente com a equipe de professores e funcionários ficam responsáveis pelo processo de tratamento do lixo orgânico, compostagem e plantio de hortaliças e ervas aromáticas. Restos de alimentos de origem orgânica como cascas de ovos, arroz, sementes, borra de café, cascas de vegetais e frutas, serão utilizados para produzir adubo.

 

O Projeto Mãos na Terra tem a parceria do Programa de Cooperação de Cidades Sustentáveis, que é responsável por criar projetos sustentáveis para melhorar o desenvolvimento do município e a qualidade de vida da população. O Coordenador de Projetos e Programas Rurais, José Maria Rosa, fala da importância do projeto. “Estamos trabalhando para educar nossos alunos desde agora com ideias conscientes, práticas e funcionais para que amanhã possamos ter uma cidade mais evoluída economicamente e educacionalmente”.

 

Para as escolas que tem o espaço de plantio reduzido, foi elaborada uma ideia de reciclagem de pneus, que consiste em recolher os pneus descartados e enche-los com terra para plantar. A próxima elaboração é a vermicompostagem, inserindo ao solo minhocas Vermelhas Californianas para acelerar os organismos e ajudar na decomposição.

 

 

Site: http://www.fabriciano.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/fabriciano-realiza- projeto-maos-na-terra-nas-escolas-municipais/59716