Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

FABRICIANO REALZA MATER DAY COM GESTANTES DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Fabriciano realiza Mater Day com gestantes do programa Criança feliz

A Secretaria de Governança de Assistência Social de Coronel Fabriciano, por meio do Programa Criança Feliz, realiza nesta quinta-feira, 27, a partir das 13 horas, no sitio Itauá, situado na Serra dos Cocais, o primeiro Mater Day com as gestantes acompanhadas pelo Programa. O evento tem como objetivo melhorar a autoestima das gestantes e destacar os cuidados e a importância da amamentação.

 

Na ocasião, as gestantes participarão de um ensaio fotográfico e uma palestra ministrada pela enfermeira da Secretaria de Governança da Saúde, Fernanda Faria Botelho, com o tema “Os cuidados da amamentação”. No município, mais de 26 gestantes são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.  

 

A Coordenadora do Programa Criança Feliz, Elenice Ribeiro, explica que o evento foi pensado para que as mães disfrutem e registrem este momento único da gravidez, que também faz parte da construção da afetividade entre mãe e bebê. “Percebemos nas visitas, a necessidade de uma ação para melhorar a autoestima dessas mães. Pensamos em promover uma tarde de partilha de saberes entre as gestantes para que elas entendam que quanto maior for o contato da mãe com o filho, maior serão as possibilidades de vínculos fortalecidos”, conclui.

 

O Programa Criança Feliz tem o objetivo de potencializar a função protetiva da família, buscando trabalhar a convivência familiar por meio de visitas domiciliares promovendo o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultural e Direitos Humanos. Atualmente, o programa acompanha cerca de 400 famílias.

 

O município aderiu ao programa em dezembro de 2018, que é financiado por recursos federais da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social –SUAS. São acompanhadas pelo programa gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiadas pelo Bolsa Família, e famílias com crianças de 0 a 6 anos que recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC).