Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

PROGRAMA MUSEUS COMO NÚCLEOS CULTURAIS "O FUTURO DAS TRADIÇÕES"

Fabriciano realiza programação na Semana Nacional do Museu

 

Fabriciano realiza programação na Semana Nacional do Museu
Fabriciano realiza programação na Semana Nacional do Museu

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, inicia na próxima segunda-feira, 13/5, a 17ª Semana Nacional de Museus. Com tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, a programação especial visa promover, divulgar e valorizar os museus, além de aproximar a população da cultura.

 

No município, a semana inclui uma programação extensa, com exposição sobre “As tradições de Coronel Fabriciano”, ciclo de palestras nas escolas, tarde comunitária de “Educação Patrimonial” e oficinas. A solenidade de abertura será no dia 13, a partir das 18h30, e assim com as demais atividades, é aberta ao público e com entrada gratuita. Apenas o ciclo de palestras nas escolas precisa de agendamento prévio; basta entrar em contato com o Museu de Fabriciano.

 

A gerente de Cultura de Fabriciano, Priscilla Souza revela que a exposição trará fotos e ornamentos de eventos e manifestações culturais da cidade; objetos litúrgicos; as cerâmicas, figuras e peças em argila a partir da técnica “malacabada” feitas pela artista Ilza Helena da Silva (Lelena) e considerado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade; além da apresentação do “Bolo Comemorativo aos 70 anos de Coronel Fabriciano”, onde serão retratados patrimônios culturais e pontos turísticos pintados pela arquiteta e ilustradora Sãmela Moreira.

 

VALORIZAÇÃO DOS MUSEUS

A programação especial desenvolvida pela gerência de Cultura da Prefeitura integra a Semana do Museu Nacional dos Museus. Trata-se de uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com objetivo de mobilizar os museus a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. A Semana acontece geralmente no mês de maio, quando se comemora também o Dia Internacional do Museu – 18 de maio.

 

A gerente de Cultura de Fabriciano, Priscilla Souza fala da iniciativa e da importância de valorizar bens culturais da cidade. “Nosso objetivo é entrar nesse circuito de debates e trazer o tema para a população, com foco nas escolas e nos professores, que poderão atuar como multiplicadores. As tradições são criadas pela junção de pessoas e grupos que criam o presente, o futuro e mantém viva a memória do passado. Por isso, preservar as tradições de nossa cidade se torna fundamental”, conclui Priscilla.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Solenidade de Abertura

Segunda-feira, 13/5 | 18h30.

 

Exposição "As Tradições de Coronel Fabriciano"

Segunda a sexta-feira | 13 a 17 de maio | 9h às 18h.

 

Ciclo de Palestras nas Escolas

Terça a quinta-feira | 14 a 16/5

É necessário agendamento prévio junto ao Museu Municipal.

 

Tarde Comunitária de Educação Patrimonial

Sexta-feira, 17/5 | 14h às 18h

Palestra, oficina e atrações culturais. É necessária inscrição prévia.

Haverá entrega de certificado e café para os participantes.

 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

CONHEÇA O MUSEU MUNICIPAL

O Museu Histórico Municipal José Avelino Barbosa de Coronel Fabriciano, foi fundado no dia 22 de Outubro de 2014. O museu recebeu esse nome em homenagem ao pioneiro da cidade e os objetos que se encontram no museu foram doados por moradores locais. Os familiares do pioneiro da cidade José Avelino Barbosa, homenageado com o nome do Museu, também doaram peças ao espaço.

 

O acervo do museu é vasto e diversificado. Entre as peças do acervo do museu, encontra-se o quadro “O Último Trem”, de Míriam d’Arc, pintado em 1979.

 

SERVIÇOS

Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura

Rua Dr Querubino, 342, Centro – Anexo a Igreja Matriz de São Sebastião.
Telefones: 3846-7739 ou 7701.

 

Museu Municipal

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.