Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

ASSOCIAÇÃO DE MARUJOS DO COCAIS RECEBE PRÊMIO DO MINISTÉRIO DA CULTURA - 2017

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nessa terça-feira, 28, os ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura. A Associação de Marujos do Cocais, através de seu Mestre José Santana de Farias, foi um dos vencedores do concurso, que é realizado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, que premia inscrições de Mestres, de Grupos/comunidades e Instituições Privadas, com o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das Culturas Populares.

Em nota no site da instituição, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. "Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país", afirmou.

Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

A premiação no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) será utilizada na aquisição de instrumentos musicais e vestimentas do grupo. Mário Carvalho Neto, gerente de cultura, ressaltou a importância do prêmio para o município: “Este prêmio traz credibilidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo governo municipal de valorização da cultura e dos agentes culturais do município”, disse.

Raoni Esteves, técnico de patrimônio cultural da gerência de cultura, explica a importância do prêmio para a Associação de Marujos: “Este prêmio possibilita não só a continuidade da Associação de Marujos como sua ampliação, pois com a aquisição de novos instrumentos e vestimentas, mais integrantes vão poder fazer parte das apresentações de um dos mais antigos grupos culturais do Vale do Aço”, afirma.

 

 

Site: http://www.fabriciano.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/associacao-de-marujos-do- cocais-recebe-premio-do-ministerio-da-cultura/59739