Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

FABRICIANO OFERTA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NOS POLOS DO MEXA SE

Fabriciano oferta reeducação alimentar nos polos do Mexa-se

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou nesta semana, um trabalho de reeducação alimentar em alguns polos do Programa Mexa-se. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis na alimentação, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes.

As palestras e orientações são realizadas de forma coletiva pela nutricionista em conjunto com uma psicóloga para trabalhar tanto na parte física, como mental.  São aproximadamente 20 participantes em cada polo, de acordo com as seguintes prioridades: ser ativo no polo; ter alguma patologia como hipertensão, diabetes, hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

A reeducação alimentar acontece inicialmente em cinco polos do Mexa-se (Santa Cruz, Silvo Pereira II, Floresta, Praça CEU, Parque Linear), e posteriormente será acrescentada nos demais polos do município. Os alunos do Mexa-se podem fazer sua inscrição e agendar os horários com o professor do polo.

“O trabalho de atendimento nutricional é uma iniciativa do Prefeito Dr. Marcos Vinicius para que possamos ampliar as ações de política de promoção à saúde. Então é muito importante que os nossos usuários participem desse acompanhamento”, ressalta o Gerente de Programas Especiais, Laudenir Vieira Rodrigues. 

GARANTIA DE SAÚDE E BOA FORMA

Especialistas alertam que a melhor maneira de manter a boa forma é com a reeducação alimentar. No entanto, não basta apenas a escolha do alimento certo, mas é preciso se atentar às orientações do profissional.

De acordo com a nutricionista do Mexa-se, Bianca Teixeira, fazer uma reeducação alimentar não significa necessariamente restringir alimentos, mas organizar melhor a ingestão das porções desses alimentos de uma forma mais saudável. “As mudanças na alimentação podem ser difíceis no início, mas quando se transformam em hábitos mais saudáveis facilita bastante. Então a melhor maneira de garantir uma boa forma e saúde não é a partir de dietas do modismo, mas sim da adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar”, enfatiza.

O primeiro passo é procurar um nutricionista, depois, é preciso seguir algumas dicas importantes como: conhecer bem os alimentos; mastigar corretamente; respeitar os horários recomendados pelo profissional; ajustar as orientações de acordo suas condições de vida; e claro, não desistir do processo.  

Segundo a psicóloga do Mexa-se, Sandra Yoxino, as orientações psicológicas também são fundamentais no processo. “O papel da psicologia na reeducação alimentar é auxiliar o participante a detectar as dificuldades em mudar de hábito, além de incentiva-lo a entender que é possível mudar”, ressalta.

O PROGRAMA

O Mexa-se é um programa educativo-recreativo de promoção da saúde implantado em maio de 2018 no município, e desde então, vem trazendo inúmeros ganhos para a saúde da população. Atualmente, o programa conta com 10 polos de atividades, incluindo o Vivaidade, e oferece, gratuitamente, ginástica laboral, funcional, localizada, ginástica aeróbica, circuitos, além disso, promove eventos, ações e campanhas de conscientização para uma vida mais saudável.  

O interessado em participar, basta ir até o polo mais próximo, procurar o educador físico do polo escolhido com CPF e Cartão SUS em mãos. Em seguida, preencher uma ficha de cadastro de avaliação física, nutricional e psicológica. A inscrição é gratuita.

Caso o interessado tenha alguma restrição médica, precisa apresentar o atestado médico. As atividades são realizadas de segunda a sexta, entre os horários de 6h30 as 7h30; 7h30 às 8h30; 18h às 19h; e de 19h as 20h.