Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Fabriciano vai vacinar os idosos em domicílio para evitar que contraiam Coronavírus

Fabriciano vai vacinar os idosos em domicílio para evitar que contraiam Coronavírus
Fabriciano vai vacinar os idosos em domicílio para evitar que contraiam Coronavírus

Apesar de ainda não termos casos de transmissão comunitária de Coronavírus no Vale do Aço, a Prefeitura de Fabriciano adotou mais uma medida preventiva contra a doença, dessa vez para proteger os idosos acima de 60 anos. O município vai contratar, em caráter de urgência, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem para vacinar a população idosa em casa.

 

A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 19, pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius durante o Boletim Epidemiológico Diário implantado pelo município para deixar a população a par dos números da doença. A contratação emergencial é prevista no Decreto Municipal 7.714/2020, que instituiu o Comitê de Crise, criado para centralizar e integrar ações do município contra o Covid 19.

 

As contratações ocorrerão conforme a demanda e a prioridade são os aprovados no último processo seletivo. Os visitadores também vão avaliar o quadro geral de saúde dos idosos e reforçar as orientações. Pessoas com idade avançada são mais suscetíveis ao agravamento de quadros gripais e ao Coronavírus, podendo evoluir para óbito.

 

Com isso, o município evita que os idosos usem o transporte coletivo e peguem aglomerações nas unidades de saúde.

 

 “O poder público está tomando todas as medidas preventivas possíveis. A orientação é para que os idosos fiquem em casa, em isolamento social, para evitar que sejam expostos ao vírus. Mas é imprescindível que toda a população (grupo de risco ou não) colabore e faça a sua parte e proteja quem mais precisa”, recomenda o prefeito Dr. Marcos Vinicius, que também é médico geriatra.

 

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 23.  Primeiro, serão vacinados pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Os demais grupos prioritários também serão imunizados conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde, que vai até o dia 23 de maio.

 

Em Fabriciano, também será feita a distribuição de doses para os internos do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, funcionários e pacientes do Hospital Dr. José Maria Morais e trabalhadores da saúde.

 

MAIS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO COVID-19

Como medida de prevenção extra, a Prefeitura de Fabriciano decidiu por manter a suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 7 de abril. Alguns serviços de saúde também estão suspensos temporariamente. São eles: exames de imagens, viagens de pacientes em TFD (Tratamento Fora do Domicílio), atendimentos eletivos no HMC e cirurgias eletivas no Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) e demais hospitais da região.

 

Em Fabriciano, a Prefeitura mantém o Tele Orientação - EuSaúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263. Outra medida da prefeitura foi a criação da Unidade de Referência Coronavírus na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 22h. 

 

CASOS SUSPEITOS

Até o momento, o Fabriciano segue com 1 caso confirmado e 31 suspeitos. Os pacientes são monitorados pela Secretaria de Saúde e mantidos em isolamento domiciliar.