Veja o que nossa gestão fez e está fazendo !

Prefeitura de Fabriciano anuncia medidas preventivas e unidade exclusiva para casos de Coronavírus

 
 
Prefeitura de Fabriciano anuncia medidas preventivas e unidade exclusiva para casos de Coronavírus
Prefeitura de Fabriciano anuncia medidas preventivas e unidade exclusiva para casos de Coronavírus

Em atenção à pandemia do novo Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, anunciou medidas preventivas para evitar a disseminação do COVID-19 pela cidade.

 

O prefeito Dr. Marcos Vinicius instituiu nesta segunda-feira, 16/3, por meio do decreto 7.184/2020, o Comitê de Crise com objetivo de centralizar e integrar ações do Município para garantir proteção e assistência à população. A Prefeitura de Coronel Fabriciano já disponibilizou o Tele Orientação - Eu Saúde, para cidadão tirar dúvidas sobre o coronavírus com profissionais treinados. O serviço funciona 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263.

 

No município, o atendimento de casos suspeitos da doença será centralizado na Unidade de Saúde do Centro, que funcionará em horário ampliado, das 7h às 22h. O objetivo é evitar que o paciente transite por várias unidades, superlotem os serviços de saúde e aumentem o risco de contágio. A unidade está situada a Rua Albert Scharlet, s/n, próximo ao Terminal Rodoviário de Integração.

 

“Já tínhamos um comitê criado, todo um protocolo de atendimento e agora é necessário colocá-lo em prática. São medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus. Por isso, decidimos em centralizar o atendimento de pacientes em uma única unidade de referência, evitando a circulação por outras unidades, e disponibilizar um canal para a população tirar dúvidas sem sair de casa. Reforço que não há motivo para pânico e sim, necessidade de evitar aglomerações e redobrar cuidados pessoais, sobretudo, com os grupos de riscos”, afirmou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

 

As ações têm, no momento, caráter de prevenção. A cidade tem um caso confirmado e outros três em investigação. Todos estão em isolamento domiciliar, sob acompanhamento das equipes da Secretaria de Governança da Saúde.

 

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DE ATIVIDADES

 

Ainda conforme o Decreto 7.184/2020 estão suspensos temporariamente eventos públicos e solenidades de inauguração de obras, atividades dos programas da terceira idade, aulas do Mexa-se, visitas aos pacientes em internação no Hospital Dr. José Maria Morais e no Lar dos Idosos. As cirurgias eletivas (programadas) no HJMM também foram interrompidas para criar uma reserva emergencial de leitos de internação para atender eventuais casos que possam surgir. A unidade hospitalar conta com leito de isolamento e UTI para os casos mais graves.

 

A partir desta terça-feira, 17/3, as aulas na rede municipal de ensino estão interrompidas. A orientação vale tanto para escolas do ensino infantil e fundamental, como EJA e CMEIs, com previsão de retorno no dia 23/3.

 

Dentre os sintomas associados à COVID-19 estão febre, dor de garganta e tosse, acompanhada de falta de ar. Por precaução, orientamos que a população adote as medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de medidas preventivas para higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

A Prefeitura de Fabriciano reitera que a situação exige ações firmes e em alinhamento com protocolos técnicos e também a importância da colaboração de todos, inclusive, na não divulgação de fake news. As medidas adotas pela Prefeitura e demais informações serão divulgadas pelos canais oficiais do município: www.fabriciano.mg.gov.br, instagram: @prefeituradefabriciano e facebook: @prefeituradefabriciano.